3 de set. de 2010

Acautelai-vos e guardai-vos da avareza

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui”-Lucas 12:15. Fama e prestígio. Todos buscam isso hoje em dia. O sucesso na maior parte das vezes,é usado para avaliar um futuro seguro.Muitos,por outro lado,concentram seus interesses e esforços de conseguir bens materiais e subir na vida,ao passo que os interesses espirituais diminui radicalmente.
Certa vez o Senhor Jesus estava falando a uma multidão e um homem o parou para dizer o seguinte em Lucas 12:13-21 :
E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Vamos ver a seguir como Jesus aconselhou fortemente o homem e a todas as pessoas que estavam escutando.É sábio darmos detida atenção ao que Jesus disse e aplicarmos os conselhos na nossa vida tanto na Igreja,como aqui fora.Antes disso,Jesus estava considerando um assunto muito importante com seus discípulos.Lemos em Lucas 12:1-12.E foi depois quando o homem,no meio da multidão o interrompeu para que Jesus fosse o intermediário,ou juiz na questão familiar dele sobre bens e heranças.O que podemos aprender desse relato e da resposta do Senhor Jesus sobre esse assunto?
Bem,se considerarmos que ali estava se considerando assuntos espirituais sérios,e a mente desse homem estava vagueando(voando),procurando tentar um meio de conseguir uma vantagem.Não sabemos se a sua queixa ali era legítima.Outra hipótese era de que ele talvez estivesse tentando se aproveitar-se da sabedoria de Jesus,para decidir qualquer assunto,por mais complicado que fosse.Mas qualquer que fosse os motivos,detectamos um: Ele não estava interessado em aprender com Jesus,ou ser ensinado espiritualmente.Do que podemos aprender disto? Que nunca deixemos de prestar atenção no que nosso pastor diz quando ele fala,ou quando se dá um conselho visando nosso bem estar,ou que estejamos demais preocupados com a vida material lá fora,do que prestar atenção ao que é ensinado pelo profeta de Deus e ainda mais com nossos irmãos na fé. (Salmo 22:22)
Jesus prontamente se recusou a atender o pedido daquele homem,e disse no versículo a seguir: Lucas 12:14 àMas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
Respondendo dessa forma,a multidão se apercebia de que o que Jesus falou ali não era novidade.Segundo a Lei Mosaica,haviam juízes em cada cidade,designados para cumprir com tal tarefa(deuteronômio 16:18-20; 21:15-17;Rute 4:1,2).Por isso a questão ali era que Ele não estava para resolver assuntos mas sim divulgar a palavra de Deus.Assim em vez de deixarmos que coisas sem importância desviem nossa atenção,devemos nos concentrar em fazer a obra de Deus.
Havia uma coisa muito mais séria a ser considerada ali.Sendo conhecedor dos corações,Jesus viu muito mais no coração daquele homem.Sua resposta indica isso. Lucas 12:15 -à E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
Avareza é o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades.Na concepção cristã, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus. Somos alertados em Colossenses 3:5-àMortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;Se nos lembrarmos,na Bíblia um dos dez mandamentos alerta sobre isso em Êxodo 20:17,que não devemos desejar,ou cobiçar o que não é nosso.Além disso,temos exemplos de muitos que pecaram por causa da avareza.O primeiro a ter tal atitude foi Satanás,o diabo.começou a desejar,a cobiçar a honra,a glória,a autoridade e a adoração que só cabiam exclusivamente ao SENHOR DEUS,O TODO PODEROSO!
Depois foi Adão,Eva,desobedecendo a Deus e nos condenando a morte!Os anjos que cobiçaram as mulheres aqui na terra,gerando tamanha violência.(Judas 6).Depois o rei Acabe de Israel matou Nabote tentando cobiçar seu vinhedo,fazendo o SENHOR,proferir um julgamento severo contra a sua casa.Depois desses,Acã,Geazi e Judas foram os contemporâneos da cobiça.
Ainda temos uma razão forte para evitarmos a avareza(cobiça).Qual é?
O versículo 15 diz bem claramente--à: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; “”porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
Muitos hoje acham que prosperidade e riquezas são a prioridade na vida,o qual o Senhor Jesus ali mostrou que uma vida feliz não depende exclusivamente dos bens materiais,não importasse o quanto ela tivesse.
Quando Jesus disse que “a vida de qualqer não consiste na abundância do que possui”A palavra em grego usada ali: (zo.é),significa vida,não se refere ao estilo de vida,mas a vida da pessoa em si,ou seja o tempo de duração da vida de alguém,ou seja,toda a sua trajetória,desde que ela nasceu até agora nesse exato momento.
Somos em certo sentido ricos,porque temos o plano de Deus para as nossas vidas,temos esperança de usufruir algo melhor no tempo de Deus,mesmo que possa demorar aos olhos humanos.Mas acreditamos que nosso SENHOR,nos dará bençãos infindáveis! No próximo estudo falaremos um assunto importante:PODEMOS SER RICOS PARA COM NOSSO SENHOR?

Discipulo:Samuel Cunha Silveira