6 de set. de 2010

É você rico diante de Deus?

Lucas 12:21-Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Assim que se descobre um tesouro as pessoas vão até ele.também quando alguém acha um ouro,logo chegam os mineradores e o lugar se transforma em uma “corrida do ouro”.Muitos assim,deixam casas,amigos e até famílias inteiras,para procurarem se aventurar em uma terra desconhecida,dispostas a correr riscos e sacrifícios a fim de conseguirem o que tanto almejam.
Embora nós,cristãos,não participemos de uma “corrida ao tesouro”,hoje vivemos uma luta pela vida.Precisamos cuidar dos filhos,da família em si.Existe o perigo do mundo nos consumir tanto que as coisas mais importantes estão sendo deixadas de lado.
A parábola do estudo que prosseguimos do capítulo 12 de Lucas prossegue e ficamos felizes em saber que Deus nos dá a oportunidade de estarmos aqui realizando esse estudo.
No estudo anterior,Jesus havia alertado contra avareza do homem que queria envolvê-lo na disputa.Prosseguindo no relato,ele conta sobre certo homem que estava insatisfeito com o que tinha e achou que construindo mais e mais celeiros.Fazendo isso achava que poderia descansar e levar uma vida folgada.
A seguir Deus lhe fala que para quem seria aquilo tudo o que ele havia acumulado?
Que lição importante podemos aprender disto tudo e como nos afeta hoje?
Começamos o relato: Lucas 12: 16 : A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;Jesus aqui não diz que o homem foi desonesto,nem como homem mau.Poderia ter trabalhado bastante,que planejava com exatidão e economizava para o futuro,pensando na sua família.Do ponto de vista secular,era um homem trabalhador,cumpridor de suas obrigações.Analisando a parábola,vemos que o homem fora chamado de “Rico”,mas ele estava com um grande problema: As terras produziam mais do que ele poderia cuidar.
Todos nós precisamos ser trabalhadores diligentes e esforçados.Sejamos nós empregados ou donos do nosso próprio negócio,nos sobressaímos e nos destacamos pela honestidade e por termos as bençãos do Senhor.Assim podem surgir muitas promoções,oportunidades de negócios e empreendimentos gigantescos.Uma pergunta surge: Podemos aproveitar isso para crescer mais e mais?Embora não seja errado alguém querer melhorar de vida para sustentar a família,há um perigo muito grande nessas questões.Qual é o perigo?
Voltemos a ilustração: Lucas 12:17-19: E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Esse plano dele que vemos aqui lhe dava uma sensação de segurança,porém falsa como veremos a seguir,quando ele disse a si mesmo que ele teria tempo para folgar e levar uma vida sossegada,longe da agitação,comendo,bebendo e se alegrando.Embora não seja errado a pessoa usufruir dos seus bens materiais para se alegrar junto com sua fam~ilia e amigos,ele não levou em conta um fator primordial: “A vontade de Deus”.
Ele estava só pensando nele,como poderia curtir a vida,que por ter coisas boas,viveria muitos anos.Mas não foi exatamente isso que aconteceu.naquela mesma noite,tudo o que esse homem se esforçou para conseguir fora-se embora rapidamente como diz a seguir o versículo 20: Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Chegamos a uma parte crucial do nosso estudo.Deus chamou aqui o homem de “louco”.Algumas traduções,vertem essa palavra como alguém não razoável,ou desarrazoado,sem entendimento.Assim,Deus usa essa palavra para mostrar quão fútil são os planos de pessoas ricas para um futuro incerto e duvidoso.A palavra não se refere a alguém sem inteligência,mas uma pessoa que se recusa a reconhecer que Deus é nosso refpugio,que dependemos dele.Podemos lembrar da carta de Jesus à Igreja de Laodicéia quando ele disse em Apocalipse 3:17: Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Ali aqueles cristãos achavam que por serem ricos,eram ricos diante de Deus.Pura ilusão!Será que nós somos iguais ao homem da parábola?Trabalhamos tanto para termos “MUITOS BENS PARA MUITOS ANOS”? Aí Jesus termina no versículo 21: Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Jesus fez uma acertiva com a palavra: “Assim é”.Fazendo isso ele mostra que assim como o rico da parábola baseava a sua esperança,conforto e segurança nos bens materiais,pode haver o risco de isso ocorrer conosco.O erro não é acumular bens,mas sim não ser “Rico para com Deus”.Tiago 4:13-15 diz claramente: Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
A conclusão disso é: Não importa quantos bens a pessoa nesse mundo tenha,tudo isso será inútil se ela não for rica com Deus.Então como podemos ser ricos para com Deus?Jesus faz a comparação de ser rico com Deus,com riquezas materiais.Se formos ricos,podemos usar nossos recursos e bens para apoiar as obras de Deus,ajudar os necessitados,que melhore nossa vida com Deus em todos os sentidos.(LEIA Provérbios 10:22)
Quando Deus dá bençãos ao seu povo,ele sempre lhes dá o melhor. Os israelitas moravam em uma terra que lhes dava “Leite e mel”.Os israelitas foram muito abençoados e viviam prosperamente.-Números 16:13.
Ser “rico para com Deus”,pode ser também ser rico aos olhos de Deus,ou diante de Deus.naturalmente os ricos querem melhorar sua imagem diante de muitos,aparecerem na mídia,jornais e capas de revistas para impressionar outros.Por outro lado,aqueles servos humildes de Deus sem grande destaque assim perante os homens,tem a sua graça e seu favor.(Isaías 40:11) Portanto o que precisamos fazer para sermos ricos diante de Deus?
Na parábola o homem trabalhava intensamente para ficar mais e mais rico.Mas mesmo assim ele fora chamado de “louco”.Para sermos ricos com Deus,temos de nos esforçar e trabalhar e assim participar da “obra de Deus”.Usar nossos talentos para ajudar a ganhar almas para Jesus(Provérbios 19:17)Qual o resultado de estarmos diante de Deus? Vida Glória e honra amém.

Samuel Cunha Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário