2 de set. de 2010

SEJAMOS REAJUSTADOS

Se lermos o capítulo inteiro,iremos saber que o Amado Apóstolo Paulo falava ali aos seus irmãos em Corinto.O termo “A vossa perfeição”,muitas das vezes refere-se a reajustar-se para estar perfeito,ou até mesmo alinhar-se.
Podemos ilustrar isso como um braço quebrado.O médico ali tenta reajustar o osso quebrado tentando colocá-lo no lugar,sendo assim um processo bem doloroso.Assim os irmãos em Corinto precisavam estarem “perfeitos”.Mas como assim?

Um exame naquela Igreja,nos ajudará a entender porque o Apóstolo Paulo se preocupava tanto assim.
Em uma carta anterior,o apóstolo falou de algumas situações que estavam acontecendo na Igreja local: divisões(1Co 1:10-12); imoralidade(1Co 5:1); contendas(1Co 6:7); uso abusivo da liberdade cristã(1Co 8:10; 10:24-28); atitudes inadequadas com respeito à ceia do Senhor(1Co 11:17-22), ao culto(1Co 12:3), aos dons(1Co 12:16-21) e à ressurreição(1Co 15:12).
Alguns desses pecados não haviam sido ainda superados por alguns membros da igreja(12:20,21). Por influência dos falsos apóstolos, alguns crentes lideravam uma frente de oposição ao próprio ministério de Paulo(13:3).

Assim os irmãos em Corinto precisavam se “reajustar”,por assim dizer a se corrigirem e a próxima carta,2 Coríntios 7:11 indica claramente isso.

Comentários
Imagine um imenso navio.Para navegarmos nele é indispensável que confiemos nos seus principais equipamentos de navegação,sem a qual ele seria apenas um navio sem rumo,sem senso de direção e poderia facilmente ficar à deriva.Mesmo que alguém duvidasse dos procedimentos,o comandante poderia convidá-la a ir à ponte de comando e mostrá-la os equipamentos: Bússolas giroscópicas,radar,receptores de sinais de satélite e até mesmo o comum “sextante”.Embora as explicações técnicas possam parecer longe da compreensão de alguns,a pessoa pode entender um princípio básico da navegação:Correção de curso.Auxiliado pelo equipamento de navegação,o comandante poderia compensar as correntes marítimas,os ventos por reajustes.sem tais reajustes,poderia errar seu destino e não chegar a lugar algum.

Discipulo: Samuel Cunha Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário